m belo dia, você vai ao banheiro e descobre uma mancha de sangue na calcinha. Não se assuste: isso indica que a primeira menstruação chegou. Você pode sentir umas fisgadas na barriga, dores nas costas, e sensibilidade nos seios. Algumas meninas não sentem nada e são pegas de surpresa. Quando acontecer, você pode até se sentir insegura. Mas não se assuste: a menstruação é um sinal de que você está se desenvolvendo, exatamentecomo a natureza programou.
Para que serve a menstruação?
Menstruar é um fenômeno natural, assim como ter fome, sono, sede ou vontade de fazer xixi. A primeira não tem hora certa para chegar, mas, em geral, pinta entre 9 e 17 anos. Ela faz parte do processo de desenvolvimento que prepara a mulher para ser mãe. É claro que você não está pensando nisso agora! Mas, mesmo assim, seu organismo já começa a amadurecer para que, na hora certa, esteja prontinho para receber o baby!
Na pré-adolescência, o corpo feminino inicia a fabricação dos hormônios que preparam os ovários para liberar o óvulo - a célula feminina que dá origem a uma criança. Como parte desse processo, o organismo forma uma camada de sangue que funciona como uma espécie de acolchoado para proteger a nova vida que vai ser abrigada no útero. Quando a gravidez não acontece, o corpo entende que pode desfazer todo o esquema que preparou. O óvulo, então, se desintegra e aquela camada de sangue se desprende do útero, saindo do corpo em forma de menstruação.
Menstruei. E agora?
Depois da primeira vez, é bom saber que ela vai se repetir todos os meses, mais ou menos na mesma data. Você vai ficar menstruada de três a sete dias e, durante esse período, precisará se proteger com um absorvente. Existem vários tipos, e o único jeito é testar até descobrir aquele que faz você se sentir confortável e protegida. Hoje em dia, os melhores absorventes são finos, não fazem volume e possuem camadas de géis que garantem máxima absorção do fluxo, impedindo vazamentos. O absorvente precisa ser trocado pelo menos quatro vezes ao dia, dependendo do seu fluxo.
| Mãe, fiquei mocinha! | ||
| Na época da sua avó, o assunto deixava as garotas roxas de vergonha e menstruar era um verdadeiro incômodo. Hoje em dia, ninguém precisa ficar insegura e com medo da nova situação. Melhor que isso é comemorar a visita, afinal de contas, a menstruação marca a passagem da vida de criança para a juventude. Dê boas vindas à nova fase e, se pintar um friozinho na barriga, converse com a sua mãe ou com alguém em quem você confie. O bate-papo vai fazê-la se sentir melhor. | ||